Alô Caxias
Você está em: Home » Secretarias » Secretaria da Habitação
A+ A- Aumentar fonte:

Feira do Agricultor

Caxias do Sul conta atualmente com 41 feiras do agricultor. Esse modelo de comercialização direta do produtor para o consumidor iniciou em 1979 e conta, atualmente, com 171 feirantes cadastrados. A feira é constituída basicamente por agricultores que não têm produção suficiente para vender para a Ceasa, dessa forma, a realização das feiras é uma alternativa para a comercialização de seus produtos.

A primeira feira ocorreu em 23 de novembro de 1979, na rua Hércules Galló. Naquela época, o prefeito de Caxias do Sul era Mansueto de Castro Serafini Filho. No início, a feira acontecia duas vezes por semana (às terças e sextas-feiras) e em dois pontos da cidade. Visava incentivar, orientar e estimular a diversificação de produção, especialmente de hortigranjeiros e fornecê-los aos consumidores a preços mais acessíveis. Hoje, a Feira do Agricultor possui 171 cadastros e ocorre em 41 pontos da cidade, cinco dias por semana (terça a sábado).

No Brasil, a primeira feira livre aconteceu em 25 de agosto de 1914, na cidade de São Paulo. Os chacareiros da época, a maioria deles imigrantes portugueses, não sabiam o que fazer com os produtos que não haviam sido comercializados nos empórios e quitandas. Com o apoio da prefeitura da cidade, conseguiram vender os produtos que sobravam diretamente para os consumidores, iniciando suas atividades no Largo General Osório. Na época, Washington Luis era o prefeito de São Paulo e foi quem oficializou as feiras livres no Brasil.

No dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Feirante, como forma de homenagear esse profissional.

voltar

unidades administrativas


Rua Alfredo Chaves, 1333 - Caxias do Sul - RS, 95020-460
Copyright 2011 Prefeitura Municipal de Caxias do Sul - Todos os direitos reservados