Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A+

A-

Feira do Agricultor

A Feira do Agricultor em Caxias do Sul, atualmente conta com 152 produtores cadastros, ocorre em 36 pontos da cidade, cinco dias por semana (terça a sábado).

Esse modelo de comercialização direta do produtor para o consumidor iniciou em 23 de novembro de 1979, na rua Hércules Galló. Na época, o prefeito de Caxias do Sul era Mansueto de Castro Serafini Filho. No início, a feira acontecia duas vezes por semana (às terças e sextas-feiras) e em dois pontos da cidade. Desde então visa incentivar, orientar e estimular a diversificação de produção, especialmente de hortigranjeiros e fornecê-los aos consumidores a preços mais acessíveis.

No Brasil, a primeira feira livre aconteceu em 25 de agosto de 1914, na cidade de São Paulo. Os chacareiros da época, a maioria deles imigrantes portugueses, não sabiam o que fazer com os produtos que não haviam sido comercializados nos empórios e quitandas. Com o apoio da prefeitura da cidade, conseguiram vender os produtos que sobravam diretamente para os consumidores, iniciando suas atividades no Largo General Osório. Na época, Washington Luis era o prefeito de São Paulo e foi quem oficializou as feiras livres no Brasil.

No dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Feirante, como forma de homenagear esse profissional.

voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs