Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

20/03/2017 | 16:25

Semma reformula procedimentos para castração gratuita de animais

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, ligado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), está reformulando o serviço para a castração de animais. O contrato com a empresa Animales, que fazia as castrações e chipagem desde novembro de 2010, encerrou no último dia 19 de março e custava R$ 89.600,00 por mês ao município.

A partir de um estudo feito pela nova gestão, o Departamento chegou à conclusão de que os bairros não estavam sendo atendidos dentro do que cada comunidade necessitava. Agora, a prefeitura vai atuar em novas frentes de ação direcionadas para as áreas mais povoadas de animais como as regiões do Fátima, Reolon, São Caetano, Galópolis, Desvio Rizzo e Serrano.

Como há cerca de oito mil pedidos em espera, novos cadastros estão suspensos a partir de agora. Cada uma das solicitações será reavaliada. Apenas as pessoas que tiverem algum tipo de vínculo com programas sociais, que comprovem a baixa renda, é que serão contempladas.

O serviço de castração e chipagem passará a ser executado pela Semma em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). “Estamos implantando uma nova forma de trabalho. Hoje temos três veterinárias e mais o apoio da Medicina Veterinária da UCS. Essa equipe está fazendo estudo e diagnóstico da real necessidade dos animais de Caxias do Sul. Sabemos que a esterilização é fundamental para o controle populacional e de zoonoses. Portanto, o nosso foco é esse. Não adianta construir novos canis, se não fizermos uma ação efetiva de esterilização”, destaca a diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Marcelly Paes Felippi.

A castração de gatos leva em torno de 40 minutos. Nos cães, o procedimento demora cerca de uma hora. A Semma lembra que não adianta levar os animais à Secretaria ou à UCS, já que, num primeiro momento, a prioridade é para quem está na lista de espera.

Assessoria de Imprensa - Semma

voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs