Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

20/04/2017 | 19:49

Serviço de inspeção de produtos agropecuários de Caxias do Sul serve como referência para municípios dos Campos de Cima da Serra

A secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, Camila Sandri Sirena, e a coordenadora do Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários (Copas), Marília Lima de Campos, participaram de um encontro regional de municípios dos Campos de Cima da Serra, em Jaquirana. No evento, ocorrido nesta quarta-feira (19/04), elas apresentaram o serviço de inspeção de produtos agropecuários de Caxias do Sul.

O objetivo do encontro foi debater e unificar as boas práticas na inspeção de produtos de origem animal. Participaram secretários municipais da agricultura e representantes de serviços de inspeção de 16 cidades. 

A coordenadora do Copas explica que Caxias do Sul já adota uma série de procedimentos padrão na fiscalização dos produtos de origem animal e possui uma legislação bastante atualizada e adequada às necessidades regionais. Por isso, foi interessante compartilhar essas experiências com outros municípios. “Um ponto muito importante é a questão da adequação da legislação municipal às demais leis, como a lei federal e as leis estaduais. A lei municipal de maneira alguma pode ser mais branda em relação à qualidade dos alimentos”, ressalta Marília.

Um dos pontos de maior debate foi a produção do queijo artesanal serrano, que desde janeiro de 2017 tem suas normas de produção regidos por lei. A secretária Camila Sandri Sirena fez questão de acompanhar a encontro e compartilhar as informações com os demais municípios dos Campos de Cima da Serra.

Assessoria de Imprensa - SMAPA

voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs