Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

18/05/2017 | 16:09

Secretaria da Saúde promove mutirão de atendimento odontológico

Reduzir a fila de espera para pacientes que aguardam por atendimento odontológico na rede pública de saúde. Esse é o principal objetivo do mutirão, da Secretaria da Saúde de Caxias do Sul, que será realizado durante todo o mês de junho, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). 15 cirurgiões dentistas e nove auxiliares de saúde bucal, todos servidores do município, participarão do mutirão.

A ideia, que também era um desejo do prefeito Daniel Guerra, partiu dos próprios servidores da Odontologia. A iniciativa foi aprovada pelo secretário da saúde, Fernando Vivian, que buscou recursos para a ação. Os 24 profissionais atenderão a comunidade no turno extra ao horário de trabalho, para conseguir diminuir a demanda de pacientes na rede. Foram escolhidas as quatro especialidades que possuem maior demanda: cirurgia buco-maxilo-facial, endodontia (tratamento de canal), periodontia (gengiva) e prótese dentária.

Neste mutirão, serão contemplados apenas os pacientes que já aguardam na fila de espera por atendimento odontológico e não os que chegarem na hora do mutirão, sem terem sido chamados. A central de marcação do CEO ligará para os pacientes da lista, marcando a data e o horário da consulta. “A nossa intenção é reduzir a fila de espera existente na rede pública, por isso não iremos atender a demanda espontânea nesse mutirão. Também pedimos a colaboração da comunidade para que os pacientes chamados compareçam à consulta. Caso contrário, estarão tirando o lugar de quem precisa”, alertou Luciana Abrão, coordenadora técnica do Núcleo de Saúde Bucal.

A expectativa é atender 400 pacientes novos que deverão concluir o tratamento, ou seja, comparecendo em mais de uma consulta, se for preciso. O usuário precisa levar o cartão SUS e, se tiverem, exames prévios, como radiografias.

O mutirão começa no 1º de junho e segue durante todo o mês. Funcionará de segunda a quinta-feira, das 16h30 às 21h, no CEO, localizado ao lado do Hemocs (Rua Ernesto Alves, 2.260 – bairro Centro).

Assessoria de Imprensa - SMS

Galeria

Créditos: Acervo SMS/Saulo Leite
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs