Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

14/07/2017 | 18:53

Departamento de Proteção e Bem-estar Animal lança ferramenta para denúncias

O Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), lançou oficialmente, nesta sexta-feira (14/07), uma nova ferramenta para receber denúncias de maus-tratos e de animais que estão em vulnerabilidade social em vias públicas. O objetivo é agilizar o recebimento e a apuração de ocorrências registradas pela comunidade.

Para denunciar, basta acessar o site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br) e clicar no link “Denuncie Maus-Tratos”. É necessário preencher o formulário com as informações e enviar fotos que comprovem a violência. Dessa forma, a equipe formada por veterinários, servidores e autoridades de segurança pública será direcionada para as verdadeiras denúncias de maus-tratos, sem prejudicar os animais que realmente precisam de atendimento. Os dados informados são sigilosos para a proteção do denunciante.

“A implantação desse serviço é de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida dos animais. Montamos uma equipe capacitada para socorrer e averiguar as denúncias. Queremos conscientizar a população que maus-tratos é crime e, com isso, reduzir a impunidade para esses casos em nosso município”, destaca a diretora do Departamento, Marcelly Paes Felippi.

Canil Municipal

Os animais recolhidos, após receberem tratamento, terão como destino o Canil Municipal. Nos seis meses da nova administração, o local recebeu uma série de melhorias. A readequação da estrutura resultou na retirada de mais de duas toneladas de lixo do terreno. Além disso, foram feitas obras de drenagem para evitar alagamentos; a quantidade de cascalho foi reforçada para reduzir o lamaçal; e o número de funcionários para a limpeza e manutenção dobrou.

A construção de novos canis possibilitou a retirada de 150 cães das correntes. Os que permaneceram tiveram a disposição das casinhas reorganizadas. Animais doentes e idosos ganharam roupinhas para se proteger do frio, numa parceria com o Senai e o Banco do Vestuário. A qualidade da ração foi melhorada, resultando em maior imunidade às doenças e respostas melhores aos tratamentos médicos. Para aqueles que precisam de cirurgia, um convênio com a Universidade de Caxias do Sul possibilita a realização dos procedimentos.

Adote por Amor

Hoje, o Canil Municipal abriga cerca de mil animais. Para reduzir essa população, o Departamento criou a campanha Adote por Amor. A iniciativa já resultou na adoção de 106 animais. Além das atividades externas, uma estrutura foi montada dentro do canil, com a instalação de um contêiner para melhor receber os interessados em adotar. Para participar, é preciso cadastrar-se no formulário da campanha e aguardar o contato da Semma. O formulário também está disponível no site da prefeitura, da aba Adote por Amor.

Assessoria de Imprensa - Semma

Galeria

Créditos:
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs