Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

17/07/2017 | 12:44

Samae reforça o compromisso com a preservação ambiental no Dia de Proteção de Florestas

17 de julho é o Dia de Proteção de Florestas e, para celebrar a data, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) reforça as principais ações realizadas em prol da preservação ambiental.

Hoje, Caxias do Sul possui seis barragens sob os cuidados do Samae. As represas são responsáveis por abastecer todo o município, mas, além disso, elas têm papel fundamental na preservação de recursos naturais da nossa região. As áreas sob os cuidados da autarquia são um lar para diversas espécies de aves e animais típicos e em risco de extinção, além de um número significativo de plantas nativas.

Em 2012, o Samae inaugurou o Sistema Marrecas, que, além de fornecer água para a população, serve como zona de preservação ambiental. Segundo o diretor-presidente da autarquia, Gerson Panarotto, o Município adquiriu o dobro do exigido por lei para área de compensação. “Na época da construção do sistema, foram adquiridos 600 hectares, sendo aproximadamente 200 para o lago, 200 para a Área de Preservação Permanente (APP) e mais 200 para compensação”, explica Panarotto. Além disso, após a construção da barragem, foi adquirido o espaço conhecido como Parque dos Pinhais, que serve exclusivamente para preservação ambiental. Nele, é possível encontrar diversas plantas, como xaxim, bromélias, orquídeas e araucárias.

O vigilante municipal, Denilso Soares, destaca a importância da preservação dessas áreas para a qualidade da água. “Quanto mais preservada a área do entorno, menos produtos químicos no tratamento. Então a instituição ganha como órgão público e a população recebe uma água de qualidade”, completa Denilso.

Para a preservação dessas áreas, a equipe da Divisão de Recursos Hídricos do Samae faz um monitoramento intensivo para verificação dos animais, da água e de eventuais interferências, como o uso de agrotóxicos indevidos, por exemplo. Quando há irregularidades, são feitas notificações e os responsáveis podem ser autuados.

Assessoria de Imprensa - Samae

Galeria

Créditos: Caroline Rosa
Créditos: Caroline Rosa
Créditos: Caroline Rosa
Créditos:
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs