Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

13/09/2017 | 12:06

Prontuário eletrônico começa a ser implantado na rede pública de saúde de Caxias do Sul

A saúde é uma das áreas essenciais do governo Daniel Guerra. Pensando nisso e nos benefícios para a população, o prefeito priorizou a implantação dos prontuários eletrônicos na rede pública de saúde de Caxias do Sul. Esse é um modelo de prontuário médico digital padronizado. Em julho deste ano, foi lançado o edital de licitação para contratação da empresa responsável pelo novo sistema. Depois de finalizado o processo, agora, nesta quinta-feira (14/09), será assinado o contrato com a vencedora, a MV Sistemas. O investimento da Prefeitura é de mais de R$ 4 milhões.

“Disponibilizar prontuários eletrônicos na rede pública é um marco para a saúde de Caxias do Sul. Essa ação trará diversos benefícios para a população, entre eles, o controle do histórico do paciente, a gestão sobre a solicitação de exames e retirada de medicamentos, além da redução de despesas em impressões. E isso só é possível porque priorizamos a saúde em nosso governo e porque trabalhamos para as pessoas”, completou o prefeito Daniel Guerra.

Para a implantação do prontuário eletrônico, o prefeito já determinou, em agosto, a compra de 167 novos computadores, junto com a instalação de pontos na rede elétrica e de internet nos consultórios médicos dos serviços de saúde.

O sistema e-SUS, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, envolve somente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em Caxias do Sul, porém, o sistema precisa integrar outros serviços da rede, como o Centro Especializado de Saúde, a Central de Exames, o Pronto Atendimento 24 Horas e também os hospitais parceiros, por isso a necessidade de aquisição de um sistema de gestão mais completo.

O processo é gradual, mas a previsão é que, em dois anos, o sistema seja totalmente implantado nas unidades de Caxias do Sul. Como o contrato com a empresa é de quatro anos, os outros dois anos são para melhorias no sistema. Jaqueline Prataviera, diretora de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esclarece que o primeiro passo, após a assinatura do contrato, é a formação de um comitê. Esse grupo definirá os processos de trabalho a partir do uso da nova tecnologia e planejará a implantação do sistema. “Precisamos estabelecer um cronograma, elencando as unidades prioritárias para a implantação. Temos 79 serviços de saúde, então, a nova ferramenta será disponibilizada de forma gradual. A instalação, de fato, deve iniciar no próximo ano”, explica.

O ato de assinatura do contrato ocorrerá nesta quinta-feira (14/09), às 10h, no Salão Nobre do Centro Administrativo, com a presença do prefeito Daniel Guerra, da secretária municipal da Saúde, Deysi Piovesan; do presidente da MV Sistemas, Paulo Magnus; e do diretor regional da empresa, Guilherme Barros.

Benefícios da implantação do Sistema de Gestão de Saúde Pública com Prontuário Eletrônico

- Melhor resolutividade na assistência, viabilizando ferramentas para gerenciamento e tomadas de decisão, e integrando os processos de toda a rede de atenção à saúde
- Controle unificado do histórico clínico do paciente
- Gestão total sobre solicitações de procedimentos e exames
- Controle da retirada de medicamentos em toda rede de farmácias do município
- Redução de impressão, fluxo de documentos e duplicidade de trabalhos
- Integração dos serviços da regulação de leitos hospitalares do SUS entre secretaria e parceiros
- Atendimento às exigências do Ministério da Saúde

Assessoria de Imprensa - SMS

voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs