Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

12/10/2017 | 20:13

Dia das Crianças reúne cerca de 10 mil pessoas na Feira do Livro


Apesar da chuva, a 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul foi movimentada no feriado desta quinta-feira (12/10). A programação, que iniciou às 10h com contação de histórias e uma oficina de criação de personagens com a patrona Natalia Borges Polesso, foi voltada para o público infantil.

Somente nesta quinta-feira foram vendidos 2.523 livros e, até aqui, a organização da Feira calcula um público aproximado de 160 mil pessoas, 10 mil somente nesta quinta-feira. Para a livreira Flavia Kuwer, a leitura é importante para as crianças formarem opinião, utilizarem a imaginação e tirar o foco da internet. "As crianças leem mais que os adultos, eles sempre voltam para dar um feedback, dizer que adoraram, que foi o melhor livro que leram", compartilha. Flavia destaca que dentre os livros mais procurados estão os de youtubers 

A Feira do Livro deste ano conta com nove bancas infantis, localizadas na rua coberta. O Dia das Crianças contou ainda com apresentações artísticas do projeto Sucata Sonora, grupo Vivandeiros da Alegria, espetáculo Splish, Splash, entre outros. Sessões de autógrafos também reuniram autores de livros infantis, como Kalunga.

Durante a tarde, a escritora Paula Taitelbaum, autora de “O Pequeno Patachu”, compartilhou com o público o seu processo de pesquisa para a criação da obra e leu duas histórias para o público. 

Durante a quinta-feira ainda ocorreu a premiação do “Concurso Pequeno Patachu”. O projeto teve mais de 300 trabalhos inscritos de alunos de 60 instituições de ensino. As três crianças premiadas compartilharam os textos com o público.

Os leitores também puderam participar das mesas “Politicamente correto: herói ou vilão na literatura infantil?” com as escritoras Paula Taitelbaum, Alessandra Rech e Elaine Pasquali Cavion, e “O mercado editorial da Poesia”, com Marco Antonio de Menezes, Paulo Tedesco, Cristiano Bartz Gomes e Germano Weirich.

Fim de semana
Os últimos três dias de Feira do Livro contarão com uma programação recheada de sessões de autógrafos, mesas e apresentações artísticas. Entre os destaques está a mesa “Políticas Públicas” com os secretários da cultura de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, Adriana Antunes e Evandro Soares. Além disso, o último “Venha Ler Com” recebe no Café da Feira a patrona Natalia Borges Polesso, nesta sexta-feira (13/10).

A última ação de sexta será a festa de encerramento da Feira do Livro, chamada Gran Cabaret Literário, que inicia às 21h no Aristos Pub, no Clube Juvenil. A entrada do público ocorre mediante a doação de um livro mais R$ 5,00. No domingo, o encerramento será às 18h, no palco central, com solenidade e apresentação da Orquestra Municipal de Sopros.

Feira do Livro
A edição que marca a volta da Feira para a Praça Dante Alighieri tem como patrona a escritora Natalia Borges Polesso e como amiga do livro, novidade em 2017, a bibliotecária Maria Nair Sodré Monteiro da Cruz. Outra mudança é a descentralização dos espaços da Feira com a utilização da rua Dr. Montaury, que ficará bloqueada, e do café da Feira, em parceria com a Do Arco da Velha, que fica no prédio da Casa da Cultura. Serão 11 bate-papos com escritores renomados;, 50 ações voltadas para crianças e estudantes, 22 apresentações artístico-culturais, 26 oficinas de leitura e literatura, sete palestras, 86 sessões de autógrafos e17 artistas envolvidos com música, entre outras atividades.

A 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul por meio do Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O evento conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Municipal e com empreendimento cultural da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca). Tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Marcopolo e Colégio e Faculdade Murialdo. Conta com apoio da Racon Consórcios e Unimed Nordeste – RS e apoio cultural da Bitcom e da Prolar. Tem como parceiros o Clube de Leitura Quindim, o Recreio da Juventude, a Cortinaria design e o Design Center da UCS.

Assessoria de Imprensa - SMC

Galeria

Créditos: Barbara Decimo
Créditos: Barbara Decimo
Créditos: Barbara Decimo
Créditos: Barbara Decimo
Créditos: Caroline Pegoraro
Créditos: Gabriel Ramos
Créditos: Gabriel Ramos
Créditos: Gabriel Ramos
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs