Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

14/11/2017 | 17:08

Coordenadoria da Mulher recebe Ônibus Lilás em Caxias do Sul

A Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) recebe nesta sexta-feira (17/11), em Caxias do Sul, o Ônibus Lilás do programa Mulher, Viver sem Violência. A unidade móvel será cedida pela Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul.

Equipado com salas fechadas, o Ônibus Lilás é um modelo de atendimento multidisciplinar para combate à violência contra a mulher. O objetivo é implantar assistência composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia e orientação jurídica. “Nós percebemos que, nos bairros e na área rural, existem muitos casos de violência e que muitas mulheres têm medo de buscar ajuda. Por isso, vamos até esses locais mostrar que a Coordenadoria está à disposição para ajudá-las e encaminhá-las aos demais serviços da rede”, explica a titular da Coordenadoria da Mulher, Débora Adriana Schmidt.

Durante a programação também serão desenvolvidas outras atividades como rodas de conversas, orientações de saúde, oficinas de beleza, distribuição de flores e divulgação dos serviços realizados atualmente pela SMSPPS. 

O Ônibus Lilás fica no município de 17 a 23 de novembro e integra a programação de atividades dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A ação é promovida pela Coordenadoria da Mulher e conta com a parceria da Rede de Proteção à Mulher, Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Cristina, Fazenda Souza e Eldorado, Juizado de Violência Doméstica (JVD), Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e Coletivo da Mulher, entre outras entidades privadas.

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
A Campanha é uma mobilização anual promovida por diversos setores da sociedade civil e poderes públicos engajados no enfrentamento da violência contra a mulher. Ao todo, 159 países participam dos Dias de Ativismo, que iniciam em 25 de novembro e seguem até 10 de dezembro. No Brasil, a campanha existe desde 2003 para promover ações educativas alusivas ao tema. A abertura oficial da programação em Caxias ocorre dia 24 de novembro com a exposição fotográfica "Expressões de uma História", no auditório da prefeitura.

Programação Ônibus Lilás

17/11 
Recepção Ônibus Lilás - Mulher, Viver sem Violência
Horário: 10h30
Local: Alfredo Chaves, 1333

18/11 
Ação na UBS/Subprefeitura de Vila Cristina
Horário: 9h

Ação Parque da Lagoa, Desvio Rizzo
Horário: 14h

19/11 
Ação na EMEF Luiza Morelli, Vila Maestra
Horário:  9h

Ação na Praça de Ana Rech
Horário: 14h

20/11 
Ação na UBS de Fazenda Souza
Horário:  9h

Ação na UBS do Jardim Eldorado
Horário: 13h

21/11
Ação na UBS de Vila Seca
Horário: 9h

Ação na UBS de Criúva
Horário: 13h

22/11 
Ação na UBS de Santa Lúcia do Piaí
Horário: 9h

Ação na UBS de Vila Oliva
Horário: 13h

Assessoria de Imprensa - SMSPPS

Galeria

Créditos:
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs