Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

14/11/2017 | 17:49

Semma resgata urubu em ambiente urbano

A equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) foi acionada na tarde desta segunda-feira (13/11) para fazer o resgate de um urubu. A ave de porte jovem adulto estava presa há três dias no fosso de um prédio localizado na Av. Júlio de Castilhos, no bairro São Pelegrino.

Após o resgate, foi constatado que o animal exótico estava com um machucado na pata. O exemplar foi encaminhado ao Zoológico da Universidade de Caxias do Sul, onde foi medicado e recuperado, sendo solto novamente na natureza. Para a operação, que durou em torno de uma hora, a equipe de resgate utilizou uma puçá, uma gaiola e luvas protetoras.

“Cada animal possui suas particularidades. Além de dar bicadas e ter garras, o urubu pode transmitir botulismo, por isso foi preciso utilizar luvas e todo o equipamento necessário para que o resgate seja eficiente e não fira o animal”, explica a médica veterinária Marcelly Paes Felippi, diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal.

A Semma reitera que, nesses casos, é preciso acionar o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, por meio do telefone (54) 3901.1445, para que seja feito o resgate correto. 

Assessoria de Imprensa - Semma

Galeria

Créditos: Bárbara Morello
Créditos: Bárbara Morello
Créditos: Bárbara Morello
Créditos: Bárbara Morello
Créditos: Bárbara Morello
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs