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06/12/2017 | 16:21

Secretaria da Saúde facilita acesso de usuários a medicamentos e fórmulas nutricionais

A informatização dos processos de trabalho na Farmácia Especializada está facilitando o acesso a medicamentos dos componentes Especial (com maior incidência nos gaúchos, como fibrose cística, diabetes tipo 1) e Especializado (doenças raras ou com alto custo unitário, como artrite reumatoide), bem como a fórmulas nutricionais. Esses itens são fornecidos pelo Estado e distribuídos pelo Município. Desde novembro, a solicitação à Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul é feita por meio eletrônico, o que agiliza o processo. Antes, o pedido da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) era enviado por meio físico, através de malote.

A gerente de Farmácias da SMS, Aline Maroneze, afirma que a mudança reduziu o tempo de espera entre a solicitação e a liberação do tratamento. “Antes, o usuário tinha que aguardar, em média, 60 dias, agora esse prazo é de cerca de 30 dias”, informa Aline.

A solicitação de medicamentos e fórmulas nutricionais deve ser protocolada pelo usuário ou responsável na Farmácia Especializada (rua Sinimbu, nº 2231, Centro). É necessário apresentar documentos pessoais e relativos à saúde (laudos médicos, exames, receitas, etc). Os documentos são encaminhados pela SMS para a Secretaria Estadual da Saúde, a fim de que os peritos avaliem a solicitação. Quando os pedidos estão de acordo com os Protocolos Clínicos do Ministério da Saúde, o Estado autoriza e o medicamento é fornecido.

Com a mudança, agora, toda essa documentação gera um processo administrativo que é lançado diretamente no sistema eletrônico, podendo ser acessado pelos peritos a qualquer momento, de qualquer lugar. Dessa forma, elimina-se também o tempo de transporte, pois anteriormente os processos administrativos eram impressos e enviados a Porto Alegre via malote, além da economia de recursos.

Segundo Aline, a tendência é que o fluxo de trabalho fique ainda mais ágil, pois, nesse primeiro momento, o processo está em fase de transição. “Estamos recadastrando os usuários no sistema eletrônico, conforme a demanda. Para isso, quando eles vêm à farmácia para renovar o tratamento ou fazer outra solicitação, precisam apresentar novamente seus documentos pessoais. Mas, encerrada essa fase, todo o processo deve ficar ainda mais rápido”, conclui Aline.

Assessoria de Imprensa - SMS

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Créditos: Mateus Argenta
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