Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

10/01/2018 | 14:33

Secretaria da Agricultura retoma atividades do programa Água Limpa

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) retomou as atividades do programa Água Limpa nesta segunda-feira (08/01). O conjunto de ações visa implantar e conscientizar sobre a importância do saneamento básico nas propriedades rurais. O programa conta com a parceria do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Dentre as ações promovidas pelo projeto está a proteção das fontes de água. O primeiro produtor a receber esse tipo de serviço em 2018 foi Pedro Hoffmann, da comunidade de Ilhéus, no distrito de Criúva. Até o momento, Hoffmann abastecia sua propriedade com a ajuda de um vizinho, mas após detectar uma fonte em sua área, acionou a Smapa para realizar a proteção utilizando as técnicas de execução necessárias. “A expectativa é grande, pois agora não dependerei mais de outras pessoas para abastecer a minha propriedade”, disse Hoffmann.

Durante essa semana, uma equipe de técnicos da Smapa realiza o barramento da água da fonte localizada na área de Hoffmann. Paulo Ricardo Facchin, engenheiro agrônomo da secretaria, explica que o principal objetivo é eliminar o contato do ar e da luz, mantendo a qualidade da água. “Nessa propriedade, após a localização da fonte, estamos adicionando três canos: o primeiro na parte inferior, para drenagem total da fonte, o segundo para captação e transporte até a caixa d’água, e, por último, o cano ladrão, inserido para que não escape o excedente de água do reservatório”, explica.

Facchin ainda ressaltou que a meta da Smapa para 2018 é realizar, pelo menos, 20 proteções de fontes ao longo do ano no município de Caxias do Sul, superando as 15 realizadas em 2017. Outro objetivo é instalar pelo menos 30 estações de tratamento de água. “Nós estamos à disposição de todos os trabalhadores rurais que precisam da orientação e do trabalho da secretaria para o desenvolvimento do saneamento básico em suas propriedades”, ressaltou.

Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa, desenvolvido pela Smapa e pelo Samae, é um conjunto de ações que estão relacionadas à promoção de qualidade de vida, bem como à proteção dos ambientes naturais, em especial, os recursos hídricos. O saneamento básico nas propriedades rurais contempla o abastecimento com água potável, o destino adequado das águas servidas, dos dejetos de animais, dos resíduos domiciliares e das embalagens de agrotóxicos.

O Água Limpa trabalha na preservação de nascentes e saneamento rural, atendendo agricultores e comunidades do interior de Caxias do Sul. Desde 2005, já foram atendidas 400 famílias e 120 fontes do Município já foram recuperadas. 

Assessoria de Imprensa - Smapa

Galeria

Créditos: Janaine Bagatini
Créditos: Janaine Bagatini
Créditos: Janaine Bagatini
Créditos: Janaine Bagatini
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs