Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

12/01/2018 | 16:05

10ª Festa Oficial de Abertura da Colheita ocorre dia 28 de janeiro

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) informa que a 10ª Festa Oficial de Abertura da Colheita ocorrerá no dia 28 de janeiro na comunidade São Luiz da 9ª Légua, interior de Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul e pelo Sindicato Rural com apoio da prefeitura.

A programação inicia às 10h com uma missa que será realizada na igreja São Luiz da 9ª Légua. Já a solenidade ocorre a partir das 11h30 e, logo após, será servido um almoço festivo ao meio dia. A titular da Smapa, Camila Sandri Sirena, acompanhada pelo prefeito Daniel Guerra e outras autoridades, ainda participará da tradicional colheita simbólica da uva na propriedade de Deoclécio Scopel. A família produz uvas há mais de 40 anos, com destaque para as variedades niagara branca e rosada e isabel. Nesta safra, a família deve colher mais de 100 mil quilos. “Esse ano está muito bom, por isso estamos com grandes expectativas, não podemos reclamar”, declara Daniela Scopel, filha de Deoclécio.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, afirma que apesar do clima atípico, esta safra está trazendo bons resultados, principalmente na qualidade das frutas. “Mesmo com a colheita ficando em média 20% abaixo do ano passado, que foi histórica, a estimativa é de que sejam colhidos cerca de 60 milhões de quilos de uva em Caxias do Sul. Temos muitos motivos para comemorar”, destaca Rudimar.

Além da safra da uva, a festa também celebrará a colheita de outros frutos cultivados na região, em especial a maçã. “A abertura das colheitas representa um momento de agradecimento por todo o trabalho dedicado pelos nossos agricultores no decorrer da safra. Momentos de muito trabalho e esforços, que na hora da colheita são recompensados”, explica Camila. A secretária ainda destaca que a maçã e a uva são especiais para o Município, pois a uva ocupa a maior área de plantação da cidade (quatro mil hectares), enquanto a maçã se destaca pela quantidade produzida todos os anos (em média 100 mil toneladas).

Os ingressos para a festa custam R$ 40 (adulto) e R$ 20 (criança) e devem ser adquiridos nos sindicatos. As reservas também podem ser feitas pelos fones (54) 9 9996.6944, (54) 3223.7676 e (54) 3221.4855.

Assessoria de Imprensa – Smapa

Galeria

Créditos:
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs