Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

12/01/2018 | 18:14

Sdete realiza primeira reunião de 2018 com associações de reciclagens de Caxias do Sul

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) realizou, nesta sexta-feira (12/01), a primeira reunião de 2018 com as associações de reciclagem de Caxias do Sul. Das 13 que atuam na cidade atualmente, oito foram representadas no encontro, que foi conduzido por Ana Cristina de Brito, coordenadora da Cadeia Produtiva de Reciclagem (CPR) da prefeitura.

Uma das principais demandas da reunião foi o excesso de fluxo de materiais em algumas associações por conta das festas de fim de ano. A Clean, localizada no bairro Reolon, foi uma das que acumulou mais cargas. “Conversamos com todos e conseguimos distribuir a parte da Clean entre as outras associações, até que os trabalhadores consigam dar conta do material que já está lá”, explica Ana Cristina. 

Durante 2017 foram realizadas reuniões mensais para estreitar o diálogo e estimular a CPR local, que já é vista como referência no Estado. “Agora as associações entendem que há interesse por parte desta administração, por meio da secretaria e do prefeito, de ajudar essas pessoas e de preservar o meio ambiente, gerando emprego e renda”, pontua. 

Maria Celina Lentz, 56 anos, há 42 na reciclagem, trabalha no Grupo de Catadores do 1º de Maio, e participou do encontro. “Teve bastante serviço em 2017 mas, principalmente, no fim do ano, quando aumenta o fluxo de materiais. Hoje nós estamos trabalhando em oito pessoas, porque quatro estão de férias, e mesmo assim conseguimos vender entre 12 e 15 toneladas por mês”, destaca a presidente. “Tem muita gente que não valoriza nem a gente e nem o nosso trabalho, mas desde o ano passado estamos recebendo atenção da prefeitura e, finalmente, estamos sendo ouvidos e atendidos”, resume Maria Celina.

Marisa Ferreira, 47 anos, há 15 na reciclagem, trabalha na Associação Vida Nova, que fica no loteamento Centenário II. “O ano começou tumultuado, mas aos poucos conseguimos estabelecer um diálogo que veio acompanhado de muito trabalho. Nos últimos meses a partilha de material seletivo entre as associações fez a nossa carga dobrar. A Sdete está de parabéns pela forma com que está gerindo a Cadeia Produtiva de Reciclagem”, elogia. Essa associação conta com 23 recicladores e consegue comercializar atualmente entre 60 e 70 toneladas mensais de alumínio, papel branco, garrafas pet e papelão. 

O material que chega nas associações é entregue pelos caminhões da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), com o gerenciamento das partilhas feito pelos próprios associados. Atualmente a CPR gera aproximadamente 500 empregos diretos e outros 500 indiretos.

Assessoria de Imprensa - Sdete 

Galeria

Créditos: Mateus Argenta
Créditos: Mateus Argenta
Créditos: Mateus Argenta
Créditos: Mateus Argenta
Créditos: Mateus Argenta
Créditos: Mateus Argenta
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs