Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Coordenadoria Distrital / Subprefeituras

A+

A-

Histórico de Ana Rech

Anna Maria Pauletti Rech partiu do município de Pedavena, ao norte da Itália, para o Brasil no dia 12 de outubro de 1876, em uma viagem que durou quatro meses. Na época, aos 48 anos de idade, já viúva e mãe de oito filhos, não lhe restava outra opção, devido a mísera realidade em que se encontrava sua pátria de origem.

Foi em abril de 1877 que Anna Rech fixou moradia no Lote 104 do Travessão Leopoldina, na Colônia de Caxias. O local fora escolhido pois encontrava-se na rota de passagem dos tropeiros, desta forma Anna percebeu que seria um bom lugar para abrir uma pequena casa de comércio e hospedagem. Após a construção deste pequeno estabelecimento cercou seu potreiro com boa pastagem e água, logo, os visitantes perceberam que o mesmo era um bom lugar para passar a noite. Na manhã seguinte, os tropeiros seguiam viagem e após 12 km, chegavam ao centro comercial do Campo dos Bugres, atualmente, Caxias do Sul.

A familiaridade de colonos, tropeiros e comerciantes com a "Casa de Anna Rech" fez com que a 8ª Légua, local do estabelecimento, passasse a denominar-se Ana Rech. A moradora doou terrenos para diversas entidades como a igreja, o cemitério, o convento e o colégio e conquistou a comunidade com suas inúmeras qualidades, solidariedade e serviços prestados. Em 16 de maio de 1916, aos 88 anos, Anna Rech faleceu.

A cidade de Pedavena, cidade natal de Anna Rech, tornou-se cidade co-irmã de Caxias do Sul através de um gemelaggio (acordo). Este, prevê ações de cooperação econômica e cultural entre as duas cidades.

Fundada em 26 de setembro de 1927, Ana Rech é hoje uma das quatro regiões administrativas de Caxias do Sul. Encontra-se a 12 km da sede administrativa municipal e destaca-se por ser uma localidade que ainda mantém os hábitos coloniais.

Esta localidade, grande pólo industrial mecânico, possui aproximadamente 16 mil habitantes. Em frente à Igreja Matriz encontra-se a figura de Anna Rech imortalizada em um monumento de autoria do escultor caxiense Bruno Segalla.

Em dezembro mais de 100 presépios são montados pelos moradores nos jardins, ruas e calçadas, são construídos em diferentes cores, formas, texturas e luzes. Cada morador emprega seu próprio estilo para retratar o nascimento de Jesus, transformando Ana Rech na "Vila dos Presépios". A localidade é um roteiro de charme e encanto, que tem como principal destaque o Caminho dos Tropeiros. Os visitantes podem aproveitar e conhecer seus restaurantes, cantinas e cafés coloniais e podem adquirir doces, geléias, compotas e licores caseiros.


Telefone: 3901.1471
Endereço completo: Avenida Rio Branco, s/nº

Galeria

Decoração para o Encanto de Natal de Ana Rech
Fachada da Igreja Matriz de Ana Rech
Igreja Matriz de Ana Rech
Pórtico de Ana Rech
Praça Pedavena
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs