Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Coordenadoria Distrital / Subprefeituras

A+

A-

Histórico de Santa Lúcia do Piaí

O distrito de Santa Lúcia do Piaí pertencia aos municípios de São Sebastião do Caí e São Francisco de Paula. Em dezembro de 1944, passou a fazer parte do município de Caxias do Sul.

Por volta de 1890,quando os primeiros imigrantes italianos chegaram nestas terras já haviam famílias de imigrantes alemães e poloneses instalados no local.

Em 1635 passava pela região a comitiva do padre jesuíta Cristóvão de Mendonza, introdutor da pecuária no Rio Grande do Sul. O sacerdote foi covardemente assassinado no dia 26 de abril de 1635 pelos índios. Conta a lenda que o missionário jesuíta teve seu coração arrancado enquanto agonizava. O coração foi encontrado nas águas de um córrego, que ficou azul. Esse fato acabou dando nome a uma das comunidades pertencentes ao distrito – Água Azul, que hoje é um ponto turístico do município bastante visitado. Neste local os visitantes rezam e prestam agradecimentos por graças alcançadas.

Atualmente Santa Lúcia do Piaí se destaca pela grande produção de hortifrutigranjeiros. A natureza foi caprichosa nesta localidade, oferecendo recantos de grande beleza com muitas cascatas e grutas. A expressão religiosa da comunidade se dá por meio das dezenas de capelas, algumas centenárias, onde se realizam festas, as quais culminam com o Natal Esperança, evento que ocorre durante todo o mês de dezembro na igreja matriz e na praça central.

Telefone: 3266.1401
Endereço completo: Rua Luiz Tomazelli, nº 265

Galeria

Decoração natalina de Santa Lúcia do Piaí
Santa Lúcia do Piaí
Famosa Gruta de Santa Lúcia do Piaí
Fonte de Água Azul
Igreja Matriz de Santa Lúcia do Piaí
Monumento ao Padre Cristóvão de Mendoza
Praça de Santa Lúcia do Piaí
Presépio de Santa Lúcia do Piaí
Santa Lúcia do Piaí abriga belas paisagens naturais
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs