Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Secretaria da Cultura

A+

A-

Museu Ambiência Casa de Pedra

Os imigrantes europeus na região nordeste do Rio Grande do Sul utilizaram a madeira e pedra - abundantes no território, e criaram uma arquitetura diferenciada. Um exemplar que resistiu ao tempo para testemunhar a história, foi a moradia do imigrante italiano Giuseppe Lucchese, no final do século XIX,  na então denominada 9ª Légua de Caxias. A construção apresenta pedras assentadas e rejuntadas com barro, aberturas em pinho falquejado e janelas afixadas em tijolos artesanais.

Foi adquirida e pertenceu a Jacob Brunetta de 1913 a 1946 quando tornou-se propriedade de David Tomazzoni. Ao longo do tempo, em construções de madeira, outras atividades foram ali desenvolvidas como abatedouro de suínos, armazém, ferraria e outros.

Com a expansão urbana naquela região, especialmente dos bairros São José e Santa Catarina, a antiga edificação estava ameaçada. Em 1974, aproximando-se o centenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o Município de Caxias do Sul negociou com a família Tomazzoni. Tornou-se proprietário da área e instalou o Museu Casa de Pedra, inaugurado em 14 de fevereiro de 1975, durante a Festa da Uva. Desde então, é um espaço de referência para a comunidade e para os visitantes.

Revela o modo de vida cotidiano na pequena propriedade, centrado no trabalho familiar, em que se baseou a formação social, econômica e cultural de Caxias do Sul.

Na área externa, um parreiral relembra a principal cultura agrícola dos imigrantes italianos e seus descendentes, ao lado de outras árvores frutíferas e ornamentais, e de um forno, confeccionado artesanalmente com tijolos e barro.

Internamente, o mobiliário e os adornos reconstituem o ambiente vivenciado. Na cozinha,  o rústico fogão encravado na pedra, as grandes panelas e os utensílios adequados à confecção dos alimentos: a polenta, a massa, o pão. Na sala, a mesa com muitos lugares, apropriada à família numerosa, os quadros e imagens de santos católicos de devoção, os objetos do artesanato feminino. No andar superior, o quarto com poucos e indispensáveis móveis.

Pelo fato de constituir-se, no seu todo, em ambientação autêntica do final do século XIX, recebeu a correta denominação museológica  – Museu Ambiência Casa de Pedra. Popularmente, é conhecida como Casa de Pedra.

Horário de Visitação:
Terça a sábado das 9h às 17h
Aos domingos das 11h às 17h
Rua Matteo Gianella, s/nº
Bairro Santa Catarina
Fone: (54) 3221.2423 e 3218.6114
museumunicipal@caxias.rs.gov.br

Galeria

Antonio Lorenzett
Antonio Lorenzett
Antonio Lorenzett
Antonio Lorenzett
Antonio Lorenzett
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs