Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Secretaria da Cultura

A+

A-

Museu dos Ex-Combatentes da FEB na II Guerra Mundial

A participação do Brasil na II Guerra Mundial se deu por meio da Força Expedicionária que enviou 25.334 pracinhas, dentre eles 121 soldados e 12 civis voluntários de Caxias do Sul e da região nordeste do Rio Grande do Sul. Lutaram na Itália durante sete meses e  dezenove dias (1944 – 1945), junto às Forças Aliadas, incorporando-se as 5º Exército dos Estados Unidos.

Para valorizar esta participação, foram criadas entidades associativas dos veteranos em diversas cidades do país. A de Caxias do Sul ganhou impulso a partir da instalação de um espaço próprio, composto por Museu e  Centro Cívico, inaugurado em 2 de setembro de 1976, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Em 2005 foi iniciado o processo de modernização do espaço físico e museográfico que culminou com a  reinauguração em 14 de  junho de 2007. Fotografias, documentos, objetos de uso pessoal, armas, uniformes e equipamentos doados pelo ex-combatentes formam o conjunto de aproximadamente 1.000 elementos expostos no primeiro pavimento. A  contextualização histórica no âmbito internacional, nacional e regional é realizada por meio de fotografias, textos e   trechos de depoimentos pessoais. A visita pode ser  complementada pela exibição de documentários sobre o tema, em sala apropriada.

No subsolo encontra-se espaço de convivência, mantido em sua originalidade e carinhosamente denominado “Casamata do Pracinha”. É ali que se realiza a confraternização mensal dos ex-combatentes, no tradicional almoço da primeira quarta-feira, reunindo amigos e familiares.

Ações integradas de valorização deste patrimônio tem sido realizadas junto a diferentes segmentos e públicos, com recursos humanos e materiais adequados. Palestras, aulas, visitas e encontros com os ex-pracinhas são algumas das atividades.


Horário de Visitação:
Terça-feira a sábado, das 9h às 17h
Horário alternativo mediante agendamento
Rua Visconde de Pelotas, nº 249
Bairro Centro
Fone: (54) 3901.1422

Galeria

Antonio Lorenzett
Antonio Lorenzett
Antonio Lorenzett
Antonio Lorenzett
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs