Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Secretaria da Cultura

A+

A-

Museu Municipal de Caxias do Sul

Uma edificação que é parte e testemunha dos acontecimentos e do ritmo da cidade, compondo o cenário de várias gerações: o prédio que leva o número 586 da rua Visconde de Pelotas.

Primeiro foi a espaçosa residência da família Morandi-Otolini, no final da década de 1880. A construção de alvenaria de tijolo e cal, com dois pavimentos, logo destacou-se na paisagem onde predominava o casario de madeira. Em 1894 foi arrematada em leilão, pelo poder público vigente. Abrigou a Guarda Municipal e a Delegacia de Polícia. Em 1913, agregou o funcionamento da Escola Complementar.

Em 1919, após aquisição de área contígua, recebeu a administração pública, então denominada Intendência Municipal. Foi palco de  decisões políticas, sediando a Prefeitura Municipal até 1974. Com a perspectiva da construção de um novo e moderno espaço para a Festa da Uva, sua sede localizada à rua Alfredo Chaves foi transformada no Centro Administrativo Municipal.

A histórica edificação da rua Visconde de Pelotas foi destinada à revitalização do Museu Municipal. Criado pela Lei Municipal nº 02, de três de outubro de 1947, o Museu funcionara até 1967 em pequena sala do prédio municipal situada à rua Dr. Montaury (atual Casa da Cultura).

Em março de 1975, por ocasião da Festa da Uva e das comemorações do centenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul, um espaço privilegiado para a valorização da história de Caxias do Sul  foi aberto.

As sucessivas administrações mantém este espaço de identidade histórico-cultural acessível à população.

Atualmente, cerca de 11.000 peças compõem o acervo – exposto ou armazenado na reserva técnica – exclusivamente obtidas por meio de doação.

A exposição de longa duração está distribuída em seis salas. As peças e objetos são testemunhos materiais que permitem o reconhecimento da cultura - do primitivo habitante indígena do território aos desdobramentos da imigração e colonização européia com predominância italiana a partir de 1875. A construção de um espaço próprio no novo mundo exigiu o pagamento do lote - a pequena propriedade - e a sobrevivência alimentar. Assim, utensílios de trabalho para o cultivo agrícola, para a criação de animais e respectivos processamentos, constituem a maior parte do acervo. Outras atividades também estão demonstradas: a do marceneiro, do carpinteiro, do ferreiro, do funileiro, do sapateiro, do comerciante, do alfaiate, do farmacêutico, entre outras. A vocação industrial está evidenciada na sala da Metalúrgica Abramo Eberle. A devoção católica, âncora moral do imigrante, merece espaço para imagens feitas em madeira e para imagens feitas em gesso.

A relevância do trabalho feminino – na cena doméstica, na agricultura, no artesanato e em ofícios -, é relembrada. O último espaço foi reservado à fotografia que teve em Caxias do Sul  um desenvolvimento excepcional. As imagens expostas sintetizam momentos marcantes dos cenários de vida ao longo do tempo. Objetos que pertenceram a profissionais que marcaram época complementam a mostra.

O Museu dispõe, ainda, de sala para exposições de curta duração e/ou eventos, renovando temas de interesse e públicos de diversos segmentos sociais.

Integrado pelo pátio interno, o prédio anexo abriga: reserva e processamento técnico do acervo, biblioteca de apoio e atividades de educação patrimonial, incluindo sala de projeção audiovisual que exibe documentários (mediante agendamento).

Confira as atividades realizadas nos diversos setores, o material disponível para empréstimo, projetos e programas.

Links:
Processamento Técnico do Acervo
Educação Patrimonial
Visita Orientada
Aula no Museu
Museólogo por um dia
Exposições para Empréstimo
Caixas de Memória
Documentários e Publicações
Concertos ao Entardecer


Horário de Visitação:
Terça-feira a sábado, das 9h às 17h
Rua Visconde de Pelotas, 586
Fones: (54) 3221.2423 e 3215.4445
Bairro Centro
museumunicipal@caxias.rs.gov.br

Galeria

Antonio Lorenzett
Antonio Lorenzett
Antonio Lorenzett
Antonio Lorenzett
voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs