Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Secretaria da Cultura

A+

A-

Processamento Técnico do Acervo

Engloba o Setor de Conservação e o Setor de Registro, Inventário e Catalogação .

O Setor de Conservação desenvolve atividades de preservação do acervo dos museus e memoriais públicos de nossa cidade. As peças que compõem esse acervo são confeccionadas em diversos materiais – madeira, ferro, gesso, cerâmica e outros, exigindo tratamento diferenciado, de acordo com normas técnicas.
Para minimizar ações de agentes de deterioração, o setor desenvolve as seguintes atividades: higienização, pequenos reparos, imunização, estabilização dos eventuais danos, embalagem e acondicionamento adequados das peças.

O Setor de Registro, Catalogação e Inventário contabiliza aproximadamente 14.000 peças registradas e tem sob sua responsabilidade, o registro do acervo de todos os museus e memoriais públicos do município.
A inserção dos dados em meio digital é um trabalho permanente, iniciado em junho de 2004, feito através do Programa Donato, implantado em diversos museus brasileiros.
Os inventários são feitos por coleções e permitem identificar a quantidade real de objetos que delas fazem parte, a sua identificação e localização.

Galeria

voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs