Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Secretaria da Cultura

A+

A-

Concertos ao Entardecer

Em agosto de 1993, o Museu Municipal e a Sociedade de Cultura Musical - que contava já com apoio da Universidade de Caxias do Sul - idealizaram a edição de concertos para congregar interessados na apreciação musical e na valorização dos bens culturais, além de uma possibilidade a jovens instrumentistas. Nesta época não havia incentivo  - privado e/ou público- para  fomentar esta área.

Foi então criado o projeto Concertos ao Entardecer, que mantém-se até hoje com apresentação mensal, no último domingo, às 18 horas.

Sucedendo a SCM, a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul deu prosseguimento à parceria, a qual transformou-se no programa de mais longa trajetória na difusão musical.

A comemoração do 15º ano, em 2008, oportunizou o lançamento de um novo evento no calendário: o Festival de Música de Câmara. A participação dos melhores grupos nacionais: Quinteto Villa Lobos, do Rio de Janeiro, e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo; do trompetista de renome internacional Fred Mills; a realização de cursos e oficinas a jovens instrumentistas, além de espetáculos diários em diversos locais, contribuíram para a realização do II Festival, em junho de 2009 e sua continuidade em 2010. Trata-se do único evento do gênero, no sul do país.Desde 2006.

Os Concertos ao Entardecer são oportunizados na Capela do Santo Sepulcro, permitindo acesso ao patrimônio histórico e cultural que ela apresenta e sua revitalização junto à comunidade. A Capela, situada no bairro Nª Sª de Lourdes, foi tombada pelo Município em 10 de novembro de 2005.

voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs