Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Secretaria da Cultura

A+

A-

55 anos de Preservação

Em 2007, a Prefeitura Municipal efetivou a desapropriação de terreno contíguo, pertencente a herdeiros de Adelino Demori, iniciada em 1999.

A qualificação do entorno agora contempla um estacionamento para segurança e conforto dos visitantes. O muro de contorno segue as características da cantaria do Monumento. Foi aperfeiçoada a luminotécnica interna e externa, que incluiu a fronteira praça Abramo Eberle e o Monumento a Getúlio Vargas, na avenida Júlio de Castilhos. Todos os monumentos receberam tratamento de limpeza adequado ao respectivo material. A edificação histórica recebeu, ainda, camada de proteção externa com produto pertinente a sua melhor conservação. Internamente, o piso de mármore recebeu higienização apropriada e aplicação de cera, garantindo-lhe maior durabilidade e beleza.

A porta  de bronze contendo a Lei nº 1.801 e o ceifador de trigo, bem como as placas comemorativas receberam tratamento de restauro.
 
O espaço interno que, desde 2001 abrigava a exposição relativa  à temática feminina, passou por completa reformulação museográfica.

O contexto internacional e nacional da imigração são agora abordados, incluindo as diferentes origens. Painéis textuais e fotográficos sintetizam o processo. Os documentos fotográficos incluem a colaboração de acervos  como o do Memorial do Imigrante, em São Paulo; de São Leopoldo, Porto Alegre, Garibaldi, no RS. A peculiar contribuição do imigrante em Caxias do Sul e na região próxima mereceu um olhar diferenciado, expresso em fotografias e em documentos do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e em objetos-símbolo do processo de colonização, pertencentes ao acervo do Museu Municipal.

A concepção visual inclui imagens que valorizam aspectos da paisagem natural e cultural ainda presentes.

No espaço concebido originalmente como um altar, as delicadas esculturas de arame confeccionadas pelo artesão Paulo Nazareno para a Festa da Uva de 2000 -  que já se encontravam na exposição anterior -, ganham agora maior destaque. Fazem-lhes companhia, peças características das principais ocupações. Uma exposição permanente sobre a criação do Monumento, em documentos fotográficos, completa a proposta. Todos os espaços podem ser apreciados no ambiente adequado graças à introdução de um divisória com vidro termoacústico.

No dia  23 de novembro de 2009 foi realizado evento de comemoração do 55º ano quando foram entregues as obras de qualiificação. Um momento marcante foi oportunizado pela entrega da Medalha do Monumento ao Imigrante a familiares de antigos idealizadores e construtores.

Evocando a participação de Júlio Ungaretti e Euclides Triches e representando a sra. Neda Ungaretti Triches, estiveram presentes Maria Helena Triches Minghelli e João Triches Minghelli.

Lembrando a participação dos integrantes da Comissão Executiva, Américo Garbin e Humberto Bassanesi, participaram :

Luiz Victorio e Marilene Garbin, e José Carlos e Maria Teresa Bassanesi.

Luiza Toigo Tronchini e Benito Toigo; Sílvio Daniel Toigo e Joana Toigo Conte, filhos e netos de Sílvio Toigo, recordaram o arquiteto-construtor.

Hitaner Zambon e Liciane Zambon Mafassioli evocaram a participação do mestre-canteiro José Zambon. Além deles, os  netos Carlos Zambon e Kátia Zambon Longhi, e o bisneto Felipe Zambon.

Também participou o sr. Nelson Zanotti, neto do casal de imigrantes Luigi e Enrica Zanotti -  cuja emoção foi registrada em 1953 pelo jornal “Pioneiro”, ao conhecerem o trabalho de Antonio Caringi.

Abrelino Vazatta, ex-reitor da Universidade de Caxias do Sul e responsável pela oficialização da doação do Monumento Nacional ao Imigrante ao Município em 1985, foi convidado pelo Prefeito José Ivo Sartori a  descerrar a placa comemorativa, juntamente com o Secretário da Cultura Antonio Feldmann e com a diretora do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural, Liliana Alberti Henrichs.

voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs