Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Secretaria da Cultura

A+

A-

Homenagem a Antonio Caringi

Nascido em Pelotas, RS, em 15 de maio de 1905, Antonio Caringi frequentou a escola – primária e ginasial, equivalente hoje a ensino fundamental -, na cidade próxima, Bagé. Na capital do estado, concluiu o bacharelado em Letras e foi acadêmico do curso de Engenharia.

Assumiu como adido consular em Munique, Alemanha. Ali também, por seleção, cursou a Academia de Belas Artes e formou-se escultor. Em 1934, venceu o concurso para confecção do monumento a Bento Gonçalves, inaugurado em 1935, por ocasião do centenário da Revolução Farroupilha, em Porto Alegre. Retornou à Europa em 1936, desempenhando cargos diplomáticos na Itália, Dinamarca, Suécia, França, Turquia e Grécia.

Por ocasião da II Guerra Mundial decide voltar definitivamente ao Brasil. Em 1942 casou-se com a poetisa Noemi Assumpção Osório, com quem teve seis filhas: Fernanda, Antônia, Leonardo, Ângela, Glória e Rita.

Os principais monumentos gaúchos trazem sua assinatura, conquistada pela participação em concursos.

Em Caxias do Sul, o Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado em 1954. Em Pelotas, o Monumento às Mães, ao Sentinela Farroupilha, conhecido como “Bombeador”, entre outros. Na capital do estado, a obra que lhe deu maior reconhecimento - “O Laçador” ( 1966) -, cujo modelo foi o folclorista Paixão Cortes; o Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, entre outros. Em Laguna, Santa Catarina, a Estátua de Anita Garibaldi.

Toda a obra de Caringi revelou sua consistente formação européia e uma tendência natural à arte clássica, voltada à figura humana em expressão heróica.

Ao falecer em sua cidade natal, em 30 de maio de 1981, deixou inacabada a obra “Cristo Crucificado”, que seria instalada no Rio de Janeiro.

Pela Lei nº 6.253, de 14 de julho de 2004, o espaço interno da cripta do Monumento Nacional ao Imigrante recebeu a denominação: Espaço Cultural Antonio Caringi.

voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs