Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Secretaria da Cultura

A+

A-

Grupos de Teatro de Caxias do Sul

Conta-se que o Teatro em Caxias do Sul surgiu no início do século, por volta de 1915, as peças eram encenadas em italiano e português. Mas o ápice do Teatro Caxiense naquela época ocorreu entre 1935 e 1940, quando peças locais eram levadas aos palcos da cidade e região. Naquele tempo, os ingressos eram vendidos de fábrica em fábrica e assim se podia ao menos cobrir as despesas.

Atualmente Caxias do Sul conta com aproximadamente 17 grupos de Teatro, vários com longa trajetória no mundo cênico, colocando a cidade em destaque na Região da Serra e no Estado por suas produções teatrais de excelente e premiada qualidade.

Por meio dos incentivos Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Financiarte, Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral, além de produções independentes,  inúmeros projetos se tornam realidade, proporcionando a divulgação da cultura e fortalecendo a manifestação artística quer seja por meio de uma sala de teatro ou ao ar livre.

Além das apresentações em salas de teatro, as ações em parques, praças, bairros, escolas e distritos têm proporcionado o contato próximo ao público, com papel fundamental na transformação social da comunidade, pois o Teatro abrange as mais variadas formas de manifestação artística, por meio da representação, música, dança, arte visual, arte circense entre outras.


A Secretaria da Cultura por meio da Unidade de Teatro promove inúmeras atividades, buscando incentivar e promover a produção e a circulação de espetáculos de teatro. Entre elas destacam-se a Mostra Teatro Daqui, Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral e o Caxias em Cena – Festival de Artes Cênicas.


Confira os Grupos de Teatro aqui

voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs