Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Secretaria da Cultura

A+

A-

Sala de Cinema Ulysses Geremia

A Sala de Cinema Ulysses Geremia integra o Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, que busca por meio da propagação de conteúdo cultural formar e fidelizar público a partir das mais variadas manifestações artísticas. A Sala de Cinema desperta interesse da comunidade por ser um espaço de exibição de filmes inéditos não apresentados em salas de exibição com intuito comercial, mas apenas em circuitos alternativos destinados ao cinema arte. Com capacidade para receber 100 pessoas por sessão, projeta filmes em Blu-Ray, DVD, 16 e 35mm.

Mantida com recursos da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, a Sala de Cinema Ulysses Geremia cumpre ainda um papel didático, uma vez que oferece sessões com preços populares e gratuitas para escolas públicas e outros grupos que não visam lucros. Além disso, periodicamente, são promovidas sessões comentadas - contando com a participação de diretores ou atores dos filmes exibidos - que estimulam e ampliam o conhecimento na área. As principais programações da Sala de Cinema são:

FILMES INÉDITOS
Nas quintas e sextas, às 19h30min, e sábados e domingos, às 20h, são exibidos filmes inéditos, selecionados dentre as diversas produções lançadas no país. Ao escolher uma cinematografia que não está atrelada apenas ao entretenimento, a Sala de Cinema busca a formação de um público com senso crítico mais apurado e olhar mais analítico sobre aquilo que está assistindo. Os filmes são escolhidos a partir da maior diversidade possível de diretores, temáticas e nacionalidades. Os ingressos, de preços muito abaixo do mercado, custam R$ 8,00 e R$ 4,00 (para estudante e sênior que comprove tal condição na compra do ingresso).

SESSÕES COMENTADAS

No último domingo de cada mês a Sala de Cinema promove um debate após o filme em exibição, com a participação de convidados que são escolhidos por estarem enquadrados na área e temática da produção, munidos de conhecimento prévio sobre os assuntos do filme. A entrada nessas sessões é gratuita e o público presente é convidado para participar ativamente na condução e argumentação do debate.

MATINÊ ÀS 3
Todas as quintas-feiras, às 15h, são apresentados filmes que fazem parte do projeto Matinê às 3, sempre com entrada franca. O objetivo do projeto é incentivar e oportunizar o acesso à cultura, contribuindo para o crescimento intelectual e sociocultural da comunidade. O Matinê às 3 conta com o apoio da Videolocadora San Remo e aceita o agendamento prévio de grupos e entidades.

CINEKIDS
Durante o período das férias escolares de verão e inverno ocorre o projeto CineKids, que leva à Sala de Cinema filmes direcionados ao público infantil, também com entrada franca. A criteriosa seleção de filmes programa apenas sessões dubladas, quando são exibidas animações e produções de conteúdo indicado para crianças, normalmente acompanhados por pais e responsáveis que também podem se divertir e relembrar com nostalgia os bons tempos da infância.

PROJETAR CONHECIMENTO
Proposta para promover o cinema como ferramenta de ensino a partir da democratização do acesso ao cinema e ampliação do contato de estudantes com a sétima arte, proporcionando assim a apreciação do cinema que vai além do mero entretenimento e possui, além do valor artístico, inegáveis qualidades para a formação educacional. O projeto ocorre em parceria com escolas da rede municipal e estadual, a partir de agendamentos ao longo do ano.

DOCUMENTO BRASIL | MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS NACIONAIS
Mostra que ressalta a importância do cinema nacional contemporâneo e a excelência do país na produção de documentários, tem a intenção de apresentar, a partir de grandes filmes, temas pertinentes nas esferas política, social, histórica e emocional do brasileiro. Depois de duas edições bem sucedidas, nos anos de 2013 e 2014, o projeto ocorre em julho de 2015.

PESADELO COLETIVO

Proposta que homenageia um dos gêneros mais cultuados da sétima arte, o terror. Para os cinéfilos apreciadores do gênero, as sessões ocorrem trimestralmente com filmes a partir da meia-noite. O projeto apresenta também exposições artísticas temáticas, expositores com action figures, figurinos, literatura e gastronomia, entre outras atrações.


Outras sessões e eventos que ocorrem na Sala de Cinema Ulysses Geremia são esporádicos e poderão ser programados ao longo do ano. A Sala de Cinema divulga informações sobre sua programação através do site do Centro de Cultura e Facebook. Para receber a programação via e-mail, solicite cadastro pelo endereço saladecinema@caxias.rs.gov.br ou telefone (54) 3901.1316.

Galeria

voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs