Secretarias

Subprefeituras

Conselhos Municipais

Secretaria da Cultura

A+

A-

Apresentação

O QUE SÃO OS PONTOS DE CULTURA
Os Pontos de Cultura são elos entre a sociedade civil e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas nos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social.

Um aspecto comum a todos é a gestão compartilhada entre poder público e comunidade. A Secretaria da Cultura atuará junto aos Conselhos Gestores de Cada Ponto de Cultura, por meio de dois grupos de Trabalho: um para gestão de metas e objetivos e outro para gestão financeira.

As ações dos Pontos de Cultura são voltadas à formação, nos mais diferentes campos da cultura e na sua transversalidade, com organização comunitária e articulação do público para a fruição e o consumo de bens culturais.

Dispõem de equipamentos e treinamento em multimídia para registro e divulgação do seu fazer cultural, bem como para conectar-se em rede com os outros Pontos de Cultura. 

Cada Ponto oferece à comunidade uma sala multiuso destinada a apresentações cênicas, música, vídeo/cinema, palestras, etc, para público de cerca de 100 pessoas.

A partir dos Pontos de Cultura cria-se também a Rede de Agentes de Cultura com o objetivo de estimular o consumo e a fruição da cultura e fortalecer a circulação dos produtos culturais.


DIRETRIZES DOS PONTOS DE CULTURA DE CAXIAS DO SUL
- Democratização do acesso à cultura.
- Formação de uma rede de pontos de cultura.
- Valorização das manifestações culturais locais.
- Formação de agentes de cultura.
- Ser referência na sua vocação cultural e produtiva.
- Avaliação continuada.
- Promoção da autonomia e continuidade do Ponto de Cultura.
   

A Rede de Pontos de Cultura de Caxias do Sul é resultado de Convênio celebrado entre o Ministério da Cultura/Governo Federal/Programa Mais Cultura – Ponto de Cultura e a Secretaria Municipal da Cultura/Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.  O processo de inscrição, avaliação e seleção dos 10 Pontos foi feito no decorrer do ano de 2010  através de Editais Públicos.

voltar
Logo Codeca
Logo FAS
Logo Festa da Uva
Logo IPAM
Logo Farmácia IPAM
Logo SAMAE
Logo Procon
Logo Hemocs