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IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
 
O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxas de rendimento escolar – aprovação e reprovação - obtida a partir do Censo Escolar, e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo MEC/INEP realizados anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil.
 
Com o Ideb, apresentado numa escala de 0 a 10, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo escolar.

O Ideb é mais do que um indicador estatístico. Ele nasceu como condutor de políticas públicas pela melhoria da qualidade da educação, tanto no âmbito nacional, como nos estados e municípios. Sua composição possibilita não apenas o diagnóstico atualizado da situação educacional em todas essas esferas, mas também a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade do ensino.

As metas relativas às médias de desempenho são diferenciadas para cada rede e escola e são apresentadas bienalmente de 2005 a 2021. Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência. Quem já tem um bom índice poderá superar a meta prevista. No caso das redes e escolas com maior dificuldade, as metas prevêem um esforço mais concentrado, com apoio específico do Ministério da Educação, para, assim, diminuir a desigualdade.


Os resultados, tanto do Município como o de cada escola, passarão a ser discutidos e analisados com a finalidade do estabelecimento de diagnóstico e planejamento de metas, na Secretaria de Educação e em cada comunidade escolar.

IDEBs observados em 2005-2007-2009-2011-2013 e Metas para rede Municipal - CAXIAS DO SUL

Ensino Fundamental IDEB Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2011 2013 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
Anos Iniciais 4,4 5,1 5,4 5,7 5,7 4,5 4,8 5,2 5,5 5,8 6,0 6,3 6,5
Anos Finais 4,1 4,4 4,9 4,7 4,6 4,2 4,3 4,6 5,0 5,3 5,6 5,8 6,1

Para acessar os resultados das escolas, clique aqui.

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