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Alimentação Escolar

O trabalho desenvolvido pelo Setor de Nutrição Escolar prima pela qualidade e respeito aos hábitos alimentares saudáveis e culturais locais, bem como, contribui para o crescimento e desenvolvimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino, além da aprendizagem e do rendimento escolar. O setor proporciona o acesso a alimentos de qualidade em quantidades suficientes e de modo sistemático (permanente), investindo cotidianamente na formação integral das crianças. A alimentação é valorizada enquanto ato pedagógico que certamente contribuirá para a saúde da população.

Atualmente são atendidos, aproximadamente, 40 mil alunos e servidas 60 mil refeições por dia.

1) NUTRICIONISTAS RESPONSÁVEIS:
Andreia Biondo, formada em Nutrição pela UCS;
Gabriela Perozzo Camassola, formada em Nutrição pela Unisinos, Pós-Graduada em Nutrição Clínica (Unisinos) e Mestre em Saúde Coletiva (Unisinos);
Heloísa Theodoro, formada em Nutrição pela UCS, Pós-Graduada em Nutrição Clínica (Unisinos) e Mestre em Saúde Coletiva (Unisinos);
Sheila Benchimol Marques Reis, formada em Nutrição pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas).

2) CARDÁPIOS:
São elaborados seis cardápios diferenciados, de acordo com a realidade das escolas e sazonalidade, atendendo os objetivos propostos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os cardápios são planejados semestralmente, sendo incluídas preparações novas, periodicamente, com teste de aceitabilidade, conforme prevê o FNDE (mínimo de 90% de aceitação do alimento para ser introduzido no cardápio).

As escolas de educação infantil têm a oportunidade de avaliar e sugerir o cardápio. O mesmo é adaptado às solicitações e características sazonais, mensal ou bimestralmente.

2.1) ESCOLAS COM CARDÁPIO PADRÃO:
É servida uma refeição diária, normalmente no meio do turno escolar, com variações entre doce e salgado.

2.2) ESCOLAS INTEGRANTES DO PROGRAMA PRATO LIMPO:
São 13 Escolas contempladas com duas refeições diárias (início e final dos turnos de aula), sendo café da manhã e almoço pela manhã e almoço e lanche para os alunos do turno da tarde. O almoço segue o esquema de refeição, ofertando, no mínimo, uma opção de carboidrato, uma de proteína e uma fruta ou legume. O lanche da tarde e o café da manhã são baseados em um sólido (pães e biscoitos diferenciados), e um líquido (suco ou lácteo).

2.3) EJA:
O cardápio consiste na oferta de uma refeição salgada na chegada à escola, antes do início das aulas. Diariamente é disponibilizado, no mínimo, uma opção de carboidrato, além de uma opção de proteína e uma fruta ou legume, com variação diária dos mesmos.

2.4) ESCOLAS DO MEIO RURAL:
A própria professora é encarregada pelo preparo da alimentação. Desta forma, o cardápio é composto por lanches doces e salgados, de preparação facilitada, de modo que a docente possa desempenhar sua função pedagógica sem prejuízos.

2.5) ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL:
O cardápio é composto por quatro refeições (café da manhã, almoço, lanche e pré-janta), incluindo uma grande variedade de alimentos e pratos, no intuito de assegurar o alcance das necessidades nutricionais da criança que permanece a maior parte do seu tempo na Escola, bem como promover a fixação de hábitos alimentares saudáveis e adequados.

2.6) ESCOLAS COM TURNO INTEGRAL:
O cardápio é composto por quatro refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), para atender às necessidades nutricionais dos alunos que permanecem a maior parte do  tempo na Escola.

Os cardápios são aperfeiçoados a cada semestre.  Entre as melhorias, destaque para o aumento da oferta de fibras alimentares através do uso crescente de alimentos integrais como pães, biscoitos e massas; introdução da aveia nas preparações; aumento na frequência e na variedade de frutas e de vegetais ofertados; redução do teor de sódio através da menor oferta de alimentos embutidos e enlatados; maior variedade de temperos naturais oferecidos; uso de produtos orgânicos e de açúcar mascavo.

Além disso, o Setor possui fórmulas lácteas infantis para atender as crianças menores de um ano matriculadas nas Escolas de Educação Infantil, e alimentos diferenciados para suprir a necessidade de alunos com restrições da dieta, como extrato de soja, biscoito sem leite e pão sem glúten.

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